Pólen

Das flores para a mesa


Conheça melhor os benefícios do prato principal das abelhas, o pólen.


-Retarda o envelhecimento
- Ajuda a dar energia
- Diminue o estresse
- Fortalece os músculos

O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui. “Em nossas análises verificamos que ele tem uma concentração semelhante à do leite integral”, compara a farmacêutica- bioquímica Ligia Muradian, da Universidade de São Paulo e da Comissão Internacional do Mel. E não estamos falando de uma proteína qualquer. “Ela contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais, partículas que constroem músculos e que o corpo não fabrica. É por isso que precisamos ingeri-las”, revela Lengler. “Trata-se, portanto, de um excelente complemento alimentar, principalmente para atletas e para idosos com perda muscular”, conclui a entomóloga Lidia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da Universidade de Taubaté, no interior paulista.

Mais um trunfo pró-energia: “Os flocos são fontes de gorduras, como alguns ácidos graxos, que não só aumentam a disposição como ajudam a eliminar o colesterol ruim”, afirma a bióloga Anna Frida Modro, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, no interior de São Paulo. O pólen também é aclamado por seu potencial antienvelhecimento. “Uma das explicações para esse efeito seria a presença de vitaminas como a C e a E”, especula Lidia Barreto. Elas combatem os radicais livres, moléculas formadas no organismo devido a um processo natural de oxidação e que deterioram as células. “Há indícios de que o pólen também forneça outros poderosos antioxidantes, classificados como flavonoides e compostos fenólicos. Em breve, iniciaremos estudos com objetivo de comprovar essa hipótese”, complementa Ligia Muradian.

Um arsenal de vitaminas completa a lista de virtudes do pólen. “Verificamos que ele é fonte de vitamina B2 em quantidades que se equiparam às do lombo de porco”, conta a nutricionista Vanilda Arruda, também da Universidade de São Paulo. “Essa substância atua na prevenção da catarata e da fadiga ocular”, continua. Outras vitaminas do complexo B, que participam do desenvolvimento do sistema nervoso e na recuperação de tecidos, foram detectadas em doses expressivas.