Chico Balanceado do Anonymus Gourmet

Para a primeira camada: 4 xícaras de açúcar,  2 bananas cortadas em fatias longitudinais bem finas
Para a segunda camada: 1 litro de leite, 4 colheres de açúcar, 6 gemas, 2 colheres de farinha de trigo, 1 colher de manteiga
Para a terceira camada: 6 claras, 12 colheres de açúcar

1. A primeira camada é uma calda com bananas. Comece preparando a calda. Coloque as 4 xícaras de açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe derreter. Cuidado para não queimar o açúcar e não é preciso mexer com colher. Somente balançar a panela para misturar o açúcar. Quando estiver com cor de caramelo e totalmente desmanchado desligue o fogo.
2. Em seguida, rapidamente, ainda bem quente, espalhar o caramelo no fundo de um refratário. Cubra bem, inclusive as laterais. ATENÇÃO: o caramelo não pode esfriar na panela.
3. Também em seguida, forrar o fundo do refratário (já caramelado) com as fatias de banana.
4. Vamos para a segunda camada. Prepare um creme de gemas. Misture o leite ainda frio com as gemas. Dissolva a farinha trigo em água e misture ao leite com as gemas.
5. Leve essa mistura ao fogo numa panela com antiaderente, mexendo sempre até engrossar levemente. ATENÇÃO: o creme deve sair do fogo tão logo engrosse, pois pode talhar, por causa das gemas.
6. Espalhar o creme no refratário caramelado,  por cima das bananas fatiadas.
7. A última camada é uma merengada. Na batedeira bata as claras em neve com as 6 claras. Quando estiverem em neve, acrescente as 12 colheres de açúcar, formando a merengada. Bata mais uns minutos.
8. Espalhe a merengada no refratário, por cima do creme de gemas, fazendo uma cobertura, que pode e deve ser irregular.
9. Leve ao forno médio (entre 180º e 200º - pré-aquecido) por 15 minutos, para derreter o caramelo e  dourar a superfície da merengada. Espere esfriar no forno, já desligado.
10. Depois de frio leve para a geladeira. O ideal é preparar em um dia e servir no outro para ficar bem gelado e firme.