Hipertensão- Saiba como se prevenir


 PRINCIPAIS CAUSAS
  • Podem ser desde desequilibrios nervoso e hormonais, assim como pode estar relacionado com a genética e o estilo de vida.
  • Habitos de vida não saudáveis como MÁ ALIMENTAÇÃO, SEDENTARISMO, CIGARRO EPRINCIPALMENTE A OBESIDADE , o principal causador da doença.

Adquira hábitos de vida saudáveis e previna a doença

  • Mexa-se- faça exercicios físicos regularmente
  • Controle seu peso- Mantenha seu indice de massa corporal abaixo de 25. Fique atento com a gordura acumulada na região abdominal.
  • Melhore sua alimentaçao-Limite o sal a uma colher de chá por dia e fique atento às pitadas ocultas, que estão em embutidos, conservas, e enlatados, que contem alto teor de sódio.
  • Inclua no cardápio generosas porções de frutas e verduras e alimentos assados ou grelhados.
  • Fique longe do cigarro e do álcool.
  • Aposte também nos temperos naturais, como ervas e limão, e abuse do alho.

CONSEQUENCIAS

O esforço do sangue para circular pelos vasos lesa o endotélio, o revestimento interno. Essas agressões facilitam o acúmulo de gorduras e a inflamação no local, formando as famosas placas que entopem as artérias. A longo prazo, isso é sinônimo de infartos e derrames. Já os rins, que têm a missão de filtrar o sangue, ficam sobrecarregados com tanta pressão. A força do líquido alarga pequenos poros e algumas proteínas acabam escapando pela urina. Isso pode comprometer a função do órgão e até causar sua completa falência. Nos olhos, a hipertensão pode danificar a retina levando a problemas de visão. Como se fosse pouco, o hipertenso tem graves riscos de sangramento se precisar passar por uma cirurgia. 

FIQUE ATENTO AOS VALORES

Ao colocar o braço no esfigmomanômetro - é esse o nome do aparelho usado para medir a pressão -- o primeiro número indica a força que o coração faz na sístole, ou seja, na contração para bombear o sangue e irrigar o corpo. O segundo valor aponta a dilatação dos vasos quando o músculo cardíaco se relaxa, a diástole. Aí acontece a pressão mínima. E não simplifique: o certo é dizer 120 por 80, por exemplo. Isso traduz a medida em milímetros de mercúrio, a unidade usada para medir a pressão. 

                                         Sistólica                           Diastólica

ótima Menor que 120 Menor que 80
normal Menor que 130 Menor que 85
limítrofe 130-139 85-89



hipertenso

estágio 1 140-159 90-99
estágio 2 160-179 100-109
estágio 3 Maior que 180 Maior que 110

 O VALOR CONSIDERADO NORMAL É 12 X 8 OU 120 X 80.

Sintomas normalmente associados a esse disparo, como dor de cabeça, palpitações ou vista embaçada, podem até aparecer nesses pacientes, mas não espere por eles para checar sua pressão.


FONTE_ http://saude.abril.com.br/especiais/hipertensao/conteudo_138403.shtml